Equipe técnica

O Sinapse-Gov foi desenvolvido, e vem sendo aperfeiçoado por uma equipe do Núcleo de Estudos de Gestão Pública (NEGP), e disponibilizado à Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), entidade certificadora.

O NEGP é resultado da articulação dos esforços de uma equipe de professores e pesquisadores vinculados ao Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, para a geração de conhecimentos e disseminação de práticas que possibilitem uma gestão pública mais democrática e eficiente.

As iniciativas conduzidas pelo NEGP são fundadas no ideal de contribuir para a construção de um novo perfil de atuação das entidades públicas, aperfeiçoando o seu desempenho, sobretudo nas atividades voltadas à formulação e à avaliação de iniciativas de melhoria da ação gerencial, de redução dos custos de operação do aparato administrativo e de melhoria da qualidade e da eficácia dos serviços disponibilizados aos usuários-cidadãos.

O esforço permanente dos membros do NEGP, no sentido de disseminar e incentivar a adoção de um novo perfil de atuação para as entidades governamentais, tem por fundamento demandas sociais crescentes por efetividade da gestão pública e foco em resultados.

Em um contexto onde prevalece o clamor para se fazer mais com menos, ampliam-se as exigências por mais e melhores competências da gestão. Nesse sentido, é inegável a contribuição dos processos de Certificação para a profissionalização dos gestores públicos, e consequentemente, para a sociedade, que é, em última instância, a principal beneficiada, uma vez que passa a dispor de pessoas melhor qualificadas. Esse aspecto ressalta a importância de se manter uma reflexão permanente sobre os limites e potencialidades da certificação.