Sinapse-Gov

O Sinapse-Gov é uma metodologia estruturada que operacionaliza processos de certificação de pessoas e serviços no setor público. Acrônimo de Sistema Integrado de Avaliação de Potencial de Servidores e Serviços Governamentais, o sistema compreende um conjunto de métodos, procedimentos e algoritmos especialmente projetados para avaliar e aferir, com um grau de confiança satisfatório, a conformidade dos atributos de servidores e serviços públicos aos requisitos estabelecidos em um Referencial de Certificação.

O Referencial de Certificação é um padrão documentado, reconhecido e aprovado pela equipe técnica do Sinapse-Gov e pela direção superior da entidade contratante, que especifica os requisitos de certificação. O documento também consolida os parâmetros, procedimentos e métodos de avaliação, bem como as responsabilidades, regras e diretrizes relacionadas aos serviços de certificação.

Inspirado conceitualmente na noção de competência, o Sinapse-Gov combina e aplica seus elementos componentes de forma customizada, permitindo, no caso da certificação de pessoas, aferir conhecimentos técnicos, habilidades e atitudes e classificar, em uma escala técnica, o potencial de desempenho esperado de pessoas para o exercício de cargos e/ou funções gerenciais. No caso da certificação de serviços, o Sinapse-Gov permite avaliar o desempenho do prestador do serviço e a satisfação do seu público-alvo (cliente), demonstrando de uma forma imparcial e crível a qualidade, a fiabilidade e a performance do serviço fornecido.